Galáxias do Coração: Maffei 1 e Maffei 2

As duas galáxias no canto superior esquerdo da imagem eram desconhecidas até 1968. Embora elas pudessem aparecer como duas das mais brilhantes galáxias no céu noturno, a poeira opaca da região central da Via Láctea as obscurecia com relação a luz visível. Essa imagem feita em luz infravermelha foi captada pela sonda recentemente lançada conhecida como WISE (Wide-Field Infrared Survey Explorer). A galáxia espiral no canto superior esquerdo é a mais fácil de ser vista e é conhecida como Maffei 2. Um pouco abaixo dela e um pouco para a direita está a Maffei 1 com uma aparência nebulosa, essa é a galáxia gigante elíptica mais próxima da Terra. A imagem com cores falsas tem uma dimensão de três luas cheias do topo até a base. As galáxias Maffei se expandem por 15000 anos-luz cada uma e estão localizadas a aproximadamente 10 milhões de anos-luz na constelação da Rainha da Etiópia (Cassiopeia). Na porção direita da imagem, estrelas, filamentos gasosos e poeira quente destacam uma visão detalhada em infravermelho da Nebulosa do Coração.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100309.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.