Galáxias Conchas na Constelação de Pisces

Essa paisagem cósmica colorida mostra um sistema de galáxias peculiar catalogado como Arp 227 localizado a aproximadamente 100 milhões de anos-luz de distância. Nadando dentro dos limites da constelação de Pisces, o Arp 227 consiste de duas galáxias proeminentes à esquerda, a curiosa galáxia de concha NGC 474 e sua vizinha azul espiral-armada NGC 470. Os arcos largos e apagados da NGC 44 poderiam ter se formado pelo encontro gravitacional com a vizinha NGC 470. Uma hipótese alternativa defende que as conchas poderiam ser causadas pela fusão com uma galáxia menor produzindo um efeito análogo a ondas na superfície de um lago. De forma marcante a grande galáxia no lado direito dessa imagem profunda do céu, a NGC 467, parece estar envolvida por conchas apagadas, também, evidências de outro sistema interativo de galáxias. Galáxias intrigantes no plano de fundo estão espalhadas pelo campo de visão da imagem que também inclui estrelas no primeiro plano. Logicamente que essas estrelas localizam dentro da Via Láctea. O campo de visão se espalha por 25 minutos de arcos ou aproximadamente .5 grau no céu.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110226.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.