Imagem Do Hubble Mostra Fusão de Galáxias

Imagens espetaculares do Telescópio Espacial Hubble de mais de uma dúzia de galáxias muito distantes indicam que no mínimo, em alguns casos, grandes galáxias massivas se formam através da colisão entre galáxias menores, num processo sem fim geração após geração. A imagem do Hubble acima mostra pares de galáxias próximos com correntes de estrelas sendo puxadas para fora das galáxias. As galáxias em colisão perdem sua forma original formando galáxias mais suaves. O processo total de fusão pode levar menos de um bilhão de anos. O Telescópio Espacial Hubble imageou 81 galáxias em um aglomerado de galáxias localizado a 8 bilhões de anos-luz de distância. Os astrônomos dizem que as colisões nunca tinham sido observadas antes com tanta frequência. Muitas das colisões envolvem galáxias muito massivas, e o resultado final nesse caso será a formação de uma galáxia ainda mais massiva.

Fonte:

http://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/nasaNAS~5~5~23413~127365:Merging-Galaxies,-Cosmic-Collisions?

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.