Fragmentos de Um Arco-Íris e Raios Anticrepusculares São Observados Sobre A Grécia

6a0105371bb32c970b01a3fcd38105970b

observatory_150105A foto acima mostra um fragmento de um arco-íris e um conjunto de raios anticorpos colares e foi feita durante o pôr-do-Sol observado desde o campus da Universidade Aristotele de Thesaloniki, na Grécia. Se um arco-íris primário completo fosse observado esses raios anticrepusculares pareceriam ser irradiados do centro do arco, criando um efeito parecido com os raios de roda de bicicleta. Nesse caso, apesar da câmera ainda estar no ponto antisolar, os raios parecem paralelos já que somente aqueles próximos do horizonte são visíveis. Pode-se notar que essa visão é na direção do horizonte leste, mas os raios na verdade se estendem por todo o céu para o horizonte oeste.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2014/04/rainbow-fragment-and-anticrepuscular-rays.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.