fbpx

Fotos Mostram Belas Exposições do Arenito Navajo nos EUA


O Arenito Navajo é uma proeminente formação rochosa do Platô do Colorado no oeste dos EUA. Algumas feições como cruzamento de camadas, arcos, pontes naturais, cânions, junções poligonais na superfície do arenito e concreções, são comuns de serem encontradas no Arenito Navajo. De fato, o Arenito Navajo, é uma das paisagens mais fotografadas pelo geólogos nos EUA, devido a essa multitude de formações e feições. O Arenito Navajo é especialmente bem exposto através do sul do estado americano de Utah e particularmente no Escalante-Grand Staircase National Monument. O arenito de quartzo relativamente puro é muitas vezes branco quando exposto à luz laranja, mas o Navajo é normalmente rosa ou vermelho, pelo fato de apresentar 0.5% de óxido de ferro preenchendo seus poros. Em alguns locais, como no local remoto exposto  acima, conhecido como Yellow Rock, a limonita, uma mistura de óxidos de ferro hidratados dá ao arenito uma coloração amarelada. Essa localização também mostra bandas vermelhas e brancas que não seguem as camadas deposicionais, mas mostram o caminho percorrido pela água no passado.

A foto  acima mostra o fotógrafo sentando perto do cume da Yellow Rock em Cockscomb Monocline. As cores laranja e amarela são evidentes nessa exposição do Arenito Navajo. Além disso pode-se ver as camadas da mesma formação e a Formação Kayenta avermelhada. O abismo mostrado à direita desce para dentro do Cânion Hackberry.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/10/yellow-rock-cottonwood-canyon-road-utah.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .