fbpx

Fotos Inesquecíveis do Trânsito de Vênus: Quando Um Trânsito Só Não é o Suficiente

Para alguns o trânsito de Vênus no Sol, do último dia 5 de Junho de 2012, pode ter sido mais inesquecível do que para outros. E para algumas pessoas um trânsito só não é o suficiente, ou seja, para a felicidade completa é necessário registrar outro objeto transitando o Sol ao mesmo tempo. E isso é que fez o já famoso astrofotógrafo Thierry Legault, que viajou até a Austrália para ver o trânsito de Vênus, mas com um objetivo bem específico e programado. Durante o trânsito de Vênus Legault conseguiu tamém registrar o trânsito do Telescópio Espacial Hubble na frente do disco solar. O HST levou 0.97 segundos para cruzar o disco solar e Legault, graças ao modo de foto contínua da sua Nikon D4 DSLR conseguiu registrar 9 etapas desse trânsito. Claro, que devido as diferenças de distâncias entre a Terra, o Hubble e o planeta Vênus, Vênus levou 6 horas a mais para realizar o seu trânsito. Além disso, algumas manchas solares de tamanho considerado se juntaram à imagem. Aqui algumas imagens desse momento inesquecível.

Pode-se ver que Legault só tinha um telescópio com câmera para registrar o fenômeno e por isso só tinha uma chance. Devido a sua larga experiência ele conseguiu executar a tarefa com perfeição. O mapa abaixo mostra a estreita faixa onde o HST seria visível cruzando o disco do Sol, juntamente com o planeta Vênus.

Legault fez várias imagens, incluindo o anel da atmosfera de Vênus ao redor do primeiro contato, imagens do trânsito em H-alpha e uma imagem de disco completo de Vênus, 24 horas depois do trânsito. Visitem o site desse excelente astrofotógrafo e acompanhem as atualizações: http://legault.perso.sfr.fr/venus_hst_transit.html.

Fonte:

http://www.universetoday.com/95709/thierry-legault-one-transit-is-not-enough/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .