Fotos Históricas Feitas da Soyuz Mostram O Endeavour Acoplado a Estação Espacial Internacional

A nave Soyuz que partiu da estação espacial com astronautas russo, americano e italiano registrou essas imagens através de uma de suas câmeras à medida que a cápsula espacial se afastava da Estação Espacial Internacional. Essas imagens são as primeiras feitas que mostram o ônibus espacial acoplado a estação. O retorno dos residentes da estação durante a Expedição 27 trará para casa vídeos e imagens de alta resolução dos momentos inesquecíveis e a NASA planeja lançar até o fim da semana novas imagens.

Embora essa seja a última missão do Endeavour na estação é a primeira vez na história que o ônibus espacial é fotografado acoplado à estação a partir de outro veículo espacial, no caso a Soyuz.

Essa impressionante oportunidade fotográfica aconteceu no dia 23 de Maio de 2011 à medida que a nave Soyuz TMA-20 carregando a tripulação da Expedição 27 desacoplou e se afastou 600 metros da estação espacial. O astronauta italiano Paolo Nespoli (sempre ele) então fez uma série de fotos de alta resolução e vídeo da estação espacial à medida que o complexo rotacionava 130 graus.

A Expedição 27, composta de Nespoli, do astronauta russo Dmitry Kondratyev e da engenheira de voo da NASA Cady Coleman, está agora se preparando para a reentrada na atmosfera da Terra. Espera-se que a tripulação toque o solo às 23:26 hora de Brasília a sudeste da cidade de Dzhezkazgan no Cazaquistão.

Nós teremos que esperar até que as fotos sejam processadas e carretadas no ar, mas pela prévia aqui apresentada podemos esperar coisa muito boa.

Por falar em ônibus espaciais acoplados a estações espaciais, pode-se lembra da famosa foto feita em 1995, onde o ônibus espacial Atlantis foi fotografado acoplado à estação russa Mir, durante a terceira missão conjunta americana e russa no programa Shuttle-Mir.

A foto do complexo Atlantis-Mir entrou para a história como uma das fotos mais famosas da era espacial. E Nespoli pode estar certo que as fotos que ele fez do complexo Endeavour-ISS também entrarão para a história, como a lembrança dos dias finais do programa do ônibus espacial da NASA.

Enquanto terminava a edição desse post acontecia no Casaquistão o pouso da Soyuz, abaixo algumas imagens de mais esse pouso tranquilo com a Expedição 27.

 

Fontes:

http://www.spaceflightnow.com/shuttle/sts134/110523gallery/

http://news.discovery.com/space/endeavour-and-space-station-make-photographic-history-110523.html#mkcpgn=twnws1

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo