fbpx

Foto Mostra Estação Espacial Chinesa Tiangong-1 Cruzando o Disco Solar

Os astrofotógrafos que tiram fotos do Sol estão acostumados a registrar naves e estações cruzando o disco solar. Durante anos, as silhuetas dos veículos espaciais como os ônibus espaciais e da ISS projetadas contra o disco solar produziram belas imagens. Agora um novo objeto se junta a essa constelação, a estação espacial da China, Tiangong-1. Em 11 de Maio de 2012, pela primeira vez, o especialista francês em fazer esse tipo de imagem, Thierry Legault registrou a estação cruzando o disco solar como pode ser visto na imagem acima.

“Orbitando a Terra a uma velocidade aproximada de 16500 km/h, a estação chinesa gastou 0.9 segundos para cruzar o disco do Sol”, disse Legault, que registrou esse trânsito de uma fração de segundo usando um filtro solar acoplado a um telescópio refrator Takahashi FSQ-106 e uma câmera Canon 5D Mark II.

Atualmente a silhueta da Tiangong-1 de 19000 libras é bem menor do que a sua companheira, a ISS que já tem 990000 libras. A Tiangong-1 irá crescer um pouco mais durante o verão de 2012, quando a nave Shenshou 9 irá levar três astronautas chineses para sua primeira visita a bordo da estação. A agência espacial chinesa que esse é só o primeiro passo para o desenvolvimento de uma grande estação espacial, muito maior planejada para ser lançada em 2020. Essa com certeza irá gerar silhuetas maiores contra o disco do Sol.

Você pode ver a Tiangong-1 a olho nu brilhando no céu noturno tão brilhante quanto as estrelas da Ursa Maior, por exemplo. Você pode conectar seu smartphone ao site www.spaceweather.com e receber diretamente o momento em que as estações são visíveis no seu local.

Fonte:

www.spaceweather.com

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.