Foto Impressionante da Constelação de Orion

Você consegue reconhecer essa constelação? Embora seja um dos agrupamentos de estrelas mais facilmente reconhecido no céu noturno, os membros que fazem parte de Orion não aparecem tão coloridos assim a olho nu, como eles aparecem na câmera. Essa imagem que você está vendo, é uma composição feita com 20 imagens digitais obtidas dessa região do céu. A gigante vermelha Betelgeuse ganha uma forte tonalidade laranja e se apresenta como a estrela mais brilhante, no canto superior esquerdo da imagem. As estrelas azuis quentes de Orion são numerosas, com a supergigante Rigel fazendo o contraponto a Betelgeuse no canto inferior direito da imagem, e Bellatrix no canto superior direito, alinhada com as três estrelas do Cinturão de Orion todas elas localizadas a aproximadamente 1500 anos-luz de distância da Terra, e que nasceram das nuvens interestelares de Orion que são muito bem estudadas. Abaixo do Cinturão de Orion, pode-se ver uma mancha avermelhada que também parece familiar, esse é o berçário estelar conhecido como Nebulosa de Orion. Finalmente, quase que invisível a olho nu, mas que aos olhos da câmera chama muito a atenção temos o Lopp de Barnard, uma gigantesca nebulosa gasosa de emissão, que circula o Cinturão de Orion e a nebulosa e que foi descoberto a 100 anos atrás pelo fotógrafo pioneiro de Orion, E.E. Barnard.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180321.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.