fbpx

Foto Fantástica da Galáxia de Andrômeda – By evansg

A galáxia de Andrômeda é uma galáxia espiral localizada a aproximadamente 2.5 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Andrômeda. Ela também é conhecida como Messier 31, M31, ou NGC 224, e algumas vezes é referida como A Grande Nebulosa de Andrômeda em textos mais antigos. A galáxia de Andrômeda é a galáxia espiral mais próxima da Terra, mas não é a galáxia mais próxima se considerarmos os outros tipos de galáxias. Ela tem esse nome pois ocupa uma área do céu na constelação de Andrômeda, constelação, por sua vez que foi denominada assim em homenagem à princesa Andrômeda. Com magnitude aparente de 3.4, a galáxia de Andrômeda é notável por ser um dos objetos Messier mais brilhantes tornando-se visível a olho nu, numa noite sem Lua e visível até mesmo áreas poluídas. Embora ela pareça ser seis vezes mais larga do que a Lua cheia quando fotografada através de um telescópio potente, somente sua parte central mais brilhante pode ser vista a olho nu ou quando é observada por binóculos ou por um telescópio menor.

Essa foto foi feita por meio de um telescópio William Optics FLT98 com f5 de 490 mm, usando um redutor Televue TRF2008 e uma montagem HEQ5 Pro. A câmera usada foi uma ATIK 383L+, uma guia SSAG + Vixen 50 mm Viewfinder. Foram usados os filtros Baader LRGB + Ha. O tempo de exposição foi de 8 horas e a foto foi feita desde Gytheio na Grécia.

Fonte:

http://www.flickr.com/photos/evansg/6032453431/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .