fbpx

Foto de Aglomerado Estelar Leva a Outro Nível as Técnicas de Imagem

O jovem aglomerado estelar Trumpler 14, se revelou de forma magnífica graças ao conjunto de instrumentos ópticos do Very Large Telescope do ESO, chamado Demonstrador Óptico Adaptativo Multi-Conjugado, ou em ingês, MAD, essa foi a primeira vez que se obteve uma imagem de uma porção tão grande do céu com instrumentos ópticos adaptativos.

Graças ao MAD, o qual realiza correções para os efeitos de borrão causados pela atmosfera, de maneira mais efetiva que qualquer outro instrumento, os astrônomos foram capaz de obter uma imagem grande e cristalina do aglomerado estelar Trumpler 14.

Esse aglomerado está localizado na Nebulosa de Carina, que também é o lar da estrela super massiva Eta Carina que está próxima do fim da sua vida. O Trumpler 14 é o mais jovem membro da família estelar da Nebulosa de Carina, com menos de 1 milhão de anos de vida. Com as novas imagens foi possível além de recalcular a idade do aglomerado para 500000 anos mostrar que esse aglomerado é um dos mais populosos com aproximadamente 2000 estrelas. Essas estrelas possuem uma variação de massa desde 1 décimo da massa solar até algumas dezenas de vezes a massa solar.

A estrela mais marcante desse aglomerado é a supergigante HD 93129A, uma das estrelas mais luminosas da galáxia, duas milhões de vezes e meia mais brilhante e 80 vezes mais massiva que o Sol. Ela é parte de um sistema binário  com outra estrela brilhante e massiva. O Trumpler 14 também possui algumas estrelas brancas, azuis, quentes, massivas, as quais emitem forte radiação ultravioleta incidindo no gás ao redor causando sua incandescência. Algumas estrelas massivas rapidamente estão queimando seu suplmento de hidrogênio, essas gigantes irão terminar suas vidas em dramáticas explosões de supernovas, apenas a alguns milhões de anos a partir de hoje.

Algumas estrelas laranjas também aparecem na imagem mas elas estão localizadas atrás do aglomerado Trumpler 14, a sua coloração avermelhada ocorre pelo fato da absorção da luz azul pelas vastas cortinas de poeira e gás na nuvem.

Imagem da Nebulosa da Carina, mostrando a localização do aglomerado estelar Trumpler 14.
Imagem da Nebulosa da Carina, mostrando a localização do aglomerado estelar Trumpler 14.
Imagem ampla do aglomerado Trumpler 14, feita com os novos instrumentos do VLT do ESO.
Imagem ampla do aglomerado Trumpler 14, feita com os novos instrumentos do VLT do ESO.

(Fonte: http://www.astronomynow.com/news/n0912/03ESO/)

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .