Força Aérea Americana Lança o X-37B Substituto dos Ônibus Espaciais Atuais

Um foguete do tipo Atlas decolou na noite de quinta-feira, 22 de Abril de 2010 do Centro Espacial Kennedy na Flórida levando consigo uma miniatura de um tipo novo de ônibus espacial. O veículo chamado de X-37B Orbital Test Vehicle foi classificado como  um protótipo de um ônibus espacial e irá realizar experimentos orbitais.

O projeto foi iniciado pela NASA no final dos anos de 1990 e depois foi adotado pelos militares com o objetivo de testar uma nova geração de ônibus espacial que irá substituir a atual frota. Essa substituição tem como objetivo cortar custos e diminuir o tempo entre dois vôos espaciais. O foguete Atlas decolou às 23:52 GMT.

O X-37B não está sendo testado para transportar pessoas, o objetivo principal dessa nova sonda de acordo com os militares é transportar e testar equipamentos no espaço. O X-37B se parece muito com um ônibus espacial, com uma forma semelhante e com um compartimento de carga também semelhante. Diferente dos ônibus espaciais atuais da NASA que só podem passar duas semanas no espaço, o X-37B é desenvolvido para agüentar até nove meses no espaço.

Espera-se que esse veículo de teste pouse na Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia, unidade essa localizada próxima da Base Aérea de Edwards no deserto de Mojave. O X-37B foi construído pelo laboratório avançado da Boeing. Se esse vôo for um sucesso a Força Aérea Americana pretende lançar um segundo veículo em 2011.

Fontes:

http://spaceflightnow.com/atlas/av012/launch/

http://www.reuters.com/article/idUSTRE63L6LX20100422?feedType=RSS&feedName=scienceNews&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+reuters/scienceNews+(News+/+US+/+Science)&utm_content=Twitter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.