Foguete Antares da Empresa Orbital Sciences Explode Durante Lançamento Rumo a ISS


antares_explosion_01


observatory_150105O lançamento de um foguete de carga privado da Orbital Sciences com destino a Estação Espacial Internacional, terminou numa grande explosão segundos depois da sua decolagem, nessa noite de terça-feira, dia 28 de Outubro de 2014.

O foguete Antares da empresa Orbital, e não tripulado explodiu e virou uma brilhante bola de fogo pouco depois do seu lançamento que aconteceu desde a Wallops Flight Facility da NASA na Virginia, às 20:22, hora de Brasília, caiu de volta e incendiou toda a base de lançamento. O foguete Antares estava carregando no seu interior uma cápsula Cygnus não tripulada da Orbital, com cerca de 2268 kg de comida, experimentos científicos e outros suprimentos nesse voo – a terceira missão de carga para a ISS num contrato de cerca de 1.9 bilhão de dólares que a companhia, tem com a NASA.



Um porta-voz da NASA descreveu a explosão como uma anomalia catastrófica durante a transmissão da NASA TV. Enquanto as investigações sobre a causa do acidente começam as operações de emergência da NASA relataram que não ocorreram perdas humanas. Os danos se limitaram a parte sul da Ilha Wallops.



“Ainda é cedo para sabermos o que aconteceu”, disse o vice-presidente executivo da Orbital, Frank Culbertson, um ex-astronauta da NASA. “Nós conduziremos uma investigação imediatamente para determinar a causa dessa falha e os passos que devem ser seguidos para que esse tipo de acidente não aconteça mais. Assim que entendermos a causa nós iniciaremos os trabalhos necessários para retornar ao voo e suportar nossos clientes e o programa espacial da nação”.


antares_explosion_03


Os representantes da Orbital não estavam registrando nenhum problema no decorrer da contagem e dos preparativos para o lançamento. Mas logo que foi dada a ignição pôde-se perceber que algo estava errado, disse Robert Pearlman. Pearlman, observou a falha no lançamento a alguns quilômetros de distância no local de observação da imprensa da NASA.


antares_explosion_04


“À medida que o veículo iniciava a sua subida se distanciando da base de lançamento, algo estava ficando para trás – uma fumaça, e uma pluma de fogo do próprio foguete – a partir do foguete, por toda a sua trajetória”, disse Pearlman. “Quando ele deixou o topo da torre de água, claramente pôde-se ver uma ruptura, e a integridade do foguete falhou. O que veio depois foi uma grande bola de fogo, seguida de uma grande explosão. Partes saíram voando para todos os lados, e então o veículo caiu de volta na base de lançamento, explodindo e gerando uma bola de fogo ainda maior, colocando toda a região em incêndio”.


antares_explosion_05


O lançamento dessa terça-feira, era a segunda tentativa da Orbital lançar o foguete Antares em dois dias. Uma tentativa de lançamento tinha ocorrido na segunda-feira e foi abortada, pois um barco invadiu a área de segurança do lançamento.


antares_explosion_06


A NASA contratou a Orbital Sciences para oito missões de carga até a ISS, usando os foguetes Antares da empresa e as cápsulas não tripuladas Cygnus. A empresa baseada na Virginia lançou sua primeira missão oficial de carga para a ISS no início desse ano, em Janeiro, com uma segunda missão ocorrendo em Julho. Ambas as missões, bem como os dois voos de teste em 2013 aconteceram sem problemas.


antares_explosion_07


A empresa californiana SpaceX, tem um contrato com a NASA de 1.6 bilhão de dólares para realizar 12 voos robóticos até o laboratório orbital usando a cápsula Dragon e o foguete Falcon 9. Até o momento, a SpaceX completou três missões sem nenhum incidente.


antares_explosion_09


A NASA está procurando por empresas do setor privado para realizarem voos tanto de carga como carregando astronautas para e desde a ISS. No último mês, a NASA assinou um contrato multibilionário com a SpaceX e com a Boeing para desenvolver um veículo para transportar astronautas, com a esperança de que uma ou ambas as naves estejam prontas para voar em 2017. A NASA tem usado a sonda russa Soyuz para levar seus astronautas para a ISS desde a aposentadoria da frota de ônibus espaciais que ocorreu em 2011.


antares_explosion_10


Uma nave de carga robótica russa, Progress, está programada para ser lançada rumo a ISS, nessa quarta-feira, dia 29 de Outubro de 2014, desde o Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão.


antares_explosion_!1


O foguete Antares da Orbital Sciences, tem dois estágios e cerca de 40 metros de altura. A tentativa de lançamento ocorrida hoje, foi a primeira a usar uma versão atualizada e mais potente do motor de segundo estágio, conhecido como Castor 30XL do Antares. Os representantes da companhia, desconhecem até o momento se essa troca de motor tem algo a ver com o incidente ocorrido.


antares_explosion_11



Fonte:

http://www.space.com/27576-private-orbital-sciences-rocket-explosion.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.