Fogo em Plataforma no Golfo do México (De Novo?)

Um incêndio atingiu hoje (2 de Setembro de 2010) uma plataforma de petróleo no golfo do México por volta das 9:30 a.m. na Central Daylight time. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a bordo do satélite Terra da NASA registrou essa imagem que mostra uma pluma de fumaça pouco mais de duas horas depois do acidente. A imagem do topo fornece uma visão ampla do Golfo incluindo a linha de costa da Louisiana. A imagem inferior mostra de forma detalhada o incêndio na plataforma.

A pluma de fumaça marrom é pequena e está encoberta por uma nuvem. Ela é muito menor do que a pluma de fumaça que se ergueu durante o incêndio da plataforma Deepwater Horizon em Abril desse ano. O incêndio de hoje aconteceu na plataforma de produção da Mariner Energy. Na tarde de hoje todos os poços ligados a plataforma foram desligados e o fogo foi extinto.

A plataforma está localizada a aproximadamente 130 quilômetros ao sul de Vermilion Bay na Louisiana. A Guarda Costeira dos EUS não encontrou nenhuma evidência de que alguma mancha de óleo da plataforma tenha atingido as águas do Golfo do México.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=45609&src=twitter-nh

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo