Imagem da HiRISE Mostra Fluxo Congelado Em Marte

Essa imagem mostra feições de fluxo, em forma de lobo em depressões que marcam o talude interno de uma cratera de impacto na parte leste da bacia de impacto Hellas em Marte.

A época do ano combinada com a órbita da sonda MRO e com o talude fornecem a geometria para uma imagem com pouca iluminação, ou seja, com o Sol bem baixo. Essa iluminação baixa do Sol ajuda a realçar feições topográficas sutis e gera assim uma bela imagem.

Outros fluxos nessa região de Marte, longos vales existentes devido ao fluxo de gelo, já foram confirmados como sendo congelados em dados do experimento de radar raso, ou SHARAD da própria sonda MRO.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025646_1440

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.