Flare de Classe X1.3 Entra em Erupção no Sol

x1_1024


observatory_150105A Região Ativa 12035 do Sol liberou uma flare de Classe-X, mais especificamente, uma flare X1.3, às 00:27 UT do dia 25 de Abril de 2014 (21:27 do dia 24 de Abril de 2014, hora de Brasília), que rotacionou para fora do limbo oeste do Sol. O Solar Dynamics Observatory da NASA registrou a flare na luz extrema ultravioleta, como pode ser visto acima.

Enquanto rotacionava a flare produziu blackouts curtos nas emissões de rádio na face da Terra que já era dia e pode produzir uma tempestade de radiação à medida que os prótons solares acelerados pela explosão atinjam a Terra. Embora tenha provocado esses efeitos, como a explosão ocorreu na borda da face do disco solar voltado para a Terra, qualquer ejeção de massa coronal liberada não atingirá a Terra diretamente.


Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.