Físicos Confirmam a Existência de Uma Nova Partícula

Físicos trabalhando no acelerador de partículas do Fermilab tiveram a confirmação da observação de uma partícula inteiramente nova, a Xi-sub-b baryon.

Baryons, são partículas formadas de 3 quarks, em diferentes configurações. O próton é um baryon que consiste de dois quaks up e um quark down, e o nêutron é formado por dois quarks down e um up. A Xi-sub-b tem um quark up, um quark estranho (sim esse é o nome real dele, quark estranho) e um quark heavy bottom, significando seu peso está em torno de seis vezes o peso de um próton ou um nêutron.

A existência dessa partícula já havia sido prevista algumas vezes, mas ela ainda não havia sido observada. Ela não dura muito tempo, viajando uma fração de milímetro antes de decair em partículas mais leves.

Felizmente, o Fermilab tem chocado quase que 500 trilhões de conjuntos de partículas, assim, os pesquisadores foram capazes de verificar a existência dela múltiplas vezes. A Xi-sub-b foi registrada 25 vezes.

O Tevatron do Fermilab, onde a Xi-sub-b foi descoberta, fica baseado em Illinois nos EUA, era também o maior acelerador de partículas do mundo até a construção do LHC.

Fonte:

http://www.gather.com/viewArticle.action?articleId=281474979711690

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.