Fensal e Aztlan

fensalaztlan

observatory_150105Embora escondidas dos olhos humanos, a sonda Cassini pode registrar essas feições escuras na superfície de Titã graças aos seus filtros especiais da luz infravermelha próxima. As feições observadas na imagem acima são chamadas de Fensal e Aztlan pelos cientistas. Acredita-se que as feições escuras sejam vastas dunas de partículas que precipitaram a atmosfera de Titã.

A imagem abaixo mostra essa região em maior detalhes. Titã, a maior lua de Saturno tem 51150 km de diâmetro. Essa imagem foi feita com a câmera da sonda voltada para o hemisfério de Titã que fica de frente para o planeta Saturno. O norte em Titã está para cima e rotacionado 32 graus para a direita. A imagem acima foi feita com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini em 13 de Abril de 2013, usando um filtro especial sensível aos comprimentos de onda do infravermelho próximo da luz centrado em  938 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 1797 km de Titã, com o conjunto, Sol-Titã-Cassini em fase com ângulo de 4 graus. A escala da imagem é de 11 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento da missão está baseada no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

PIA07753

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=7115

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.