Fenômeno Sprites É Registrado em Imagens e Vídeo


Bem acima da superfície da Terra no mundo dos meteoros e das nuvens estratosféricas, uma estranha e bela forma de raios dança na fronteira com o espaço sideral. Os pesquisadores chamam esses raios de sprites, eles são vermelhos, são passageiros e tendem a aparecer também em conjunto. Martin Popek de Nydek na República Checa fotografou essa espécie de fenômeno atmosférico como pode ser visto acima, no dia 27 de Agosto de 2011.

“Os sprites são verdadeiramente fenômenos climáticos”, explica o cientista especialista em raios Oscar van der Velde de Satn Vicenç de Castellet na Espanha. “Eles se desenvolvem no ar a aproximadamente 80 km de altura e crescem em ambas as direções, primeiro para baixo e depois para cima. Isso ocorre quando uma forte descarga elétrica de um raio de tempestade joga muita carga de uma nuvem próximo da superfície da Terra. Os campos elétricos atiram para o topo da atmosfera da Terra e o resultado é um Sprite. O processo inteiro leva aproximadamente 20 milissegundos para acontecer”.

Embora os sprites tenham sido vistos por no mínimo um século, a maior parte dos cientistas não acredita que eles existissem até depois de 1989 quando os sprites foram fotografados por câmeras a bordo do ônibus espacial. Agora, os caçadores de sprites conseguem fotografar com uma certa frequência esse fenômeno da varanda de suas casas. Martin Popek usou uma câmera de segurança Watec 902H2 com um programa UFOCapture para registrar os sprites.

Fonte:

http://spaceweather.com/submissions/large_image_popup.php?image_name=Martin-Popek-sprites1908-1-z-1b_1314534772.jpg


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.