fbpx

Feliz Dia Internacional da Mulher – Conheça As Mulheres Decisivas No Hubble

Conhecida como a “Mãe do Hubble”, Nancy Grace Roman é mostrada na foto acima enquanto trabalhava no Observatório Yerkes, na Universidade de Chicago em 1948, onde ela fez o seu doutorado em astronomia.

Como a primeira Chief of Astronomu no Office of Space Science da NASA, num tempo em que as mulheres eram desencorajadas de estudar matemática e ciência, Nancy Grace Roman tornou-se uma astrônoma, sendo pesquisadora atuante na área e a primeira Chief of Astronomy da NASA. Ela também foi a primeira mulher a ter uma posição de executiva na agência. Sob sua direção, ela foi decisiva em planejar e desenvolver programas incluindo o Cosmic Background Explorer e o Telescópio Espacial Hubble, fazendo com que as ideias virassem realidade e realizando com muito sucesso o programa de observatórios espaciais astronômicos da NASA.

Roman recebeu seu doutorado em 1949 e tornou-se membro da universidade. Nessa imagem ela está trabalhando com o telescópio de 40 polegadas em Yerkes, usando o espectrógrafo de William W. Morgan. Ela se juntou a NASA em 1959, menos de um ano depois da criação da agência.

Hoje é 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, então aprenda mais sobre a Nancy Grace Roman e outras mulheres que foram cruciais para o desenvolvimento do Telescópio Espacial Hubble um dos instrumentos mais importantes da astronomia até hoje.

Para isso assista o vídeo abaixo.

Crédito da Imagem: Cortesia de Nancy Grace Roman (usada com permissão)

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/imaging-the-universe

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.