fbpx

Feliz Dia do Afélio A Todos: Hoje a Terra Está No Ponto Mais Distante do Sol

Feliz Dia do Afélio para todos!!! A Terra está no seu ponto da órbita mais distante do Sol, nesse dia 6 de Julho de 2018.

O momento exato do afélio acontece às 13:46, hora de Brasília, quando a Terra estará a 152095566 quilômetros de distância do Sol. Isso é mais que 2.5 milhões de quilômetros a mais do que a distância média do planeta ao Sol, que é de 150 milhões de quilômetros e mais distante ainda do que o periélio que aconteceu no dia 3 de Janeiro de 2018.

Quando a Terra orbita o Sol, ela não viaja num círculo perfeito. Sua órbita é elíptica, com o Sol situado a cerca de 2.5 milhões de km do centro.

O nosso planeta atinge o afélio somente uma vez por ano, e esse evento normalmente cai aproximadamente 14 dias depois do solstício de Junho, que marca o primeiro dia de inverno no hemisfério sul da Terra. Similarmente o periélio acontece cerca de duas semanas depois do solstício de Dezembro.

No esquema cósmico das coisas, essas mudanças anuais na distância entre a Terra e o Sol são muito pequenas. A distância entre a Terra e o Sol no periélio e no afélio diferem da distância média da Terra ao Sol em menos de 2%. O afélio e o periélio da Terra não estão relacionados com as estações do ano, e as pessoas na Terra não notam diferença alguma no tempo ou no clima pelo fato da Terra estar mais perto ou mais longe do Sol.

“Os padrões climáticos sazonais são moldados primariamente pela inclinação do eixo de rotação da Terra que é de 23.5 graus e não pela excentricidade da órbita do nosso planeta”, disse George Leão, um astrônomo que trabalha no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.

“Durante o verão no hemisfério norte, o Polo Norte está inclinado em direção ao Sol. Os dias são mais longos e os raios solares incidem mais diretamente sobre o hemisfério norte do planeta, por isso Julho é tão quente”, disse Lebo.

Mas também não quer dizer necessariamente que a distância maior da Terra ao Sol não tem efeitos notáveis, Roy Spencer, do Global Hydrology and Climate Center em Huntsville, Alabama, disse que: “Na média em todo o globo terrestre, a luz do Sol incide na Terra em Julho, durante o afélio com 7% menos intensidade do que em Janeiro, no periélio”.

Estranhamente, isso não significa que a Terra está mais fria quando está mais distante do Sol. “A temperatura média na Terra no afélio é 2.3 graus Celsius mais alta que no periélio”, disse Spencer.

Isso pode até ser contraintuitivo, mas a razão é devido à distribuição de terra e água no planeta. “A temperatura média da Terra em todo o globo é levemente maior em Julho, pois o Sol está iluminando uma porção maior de terra no planeta que fica no hemisfério norte e que aquece mais facilmente”, disse Spencer.

Fonte:

[https://www.space.com/41093-earth-at-aphelion-guide.html]
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .