fbpx

Feliz Aniversário ao Hubble: 20 Anos de Descobertas Incríveis

À medida que o Telescópio Espacial Hubble alcança seu maior marco em duas décadas em órbita, a NASA e o Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, ou STScI, em Baltimore estão celebrando a jornada de exploração do Hubble com uma nova imagem impressionante e algumas atividades educacionais via internet. Também tem a possibilidade das pessoas explorarem as galáxias como um verdadeiro cientista e mandar seu cartão de felicidades pessoal para a prosperidade do Hubble.

A NASA está lançando uma nova imagem do Hubble feita de uma pequena porção de uma das maiores regiões conhecidas como berçário estelar na galáxia, a Nebulosa da Carina. As torres de três anos-luz de altura são compostas por hidrogênio amarrado com a poeira que nasce das paredes da nebulosa. A cena lembra muito a imagem já famosa e conhecida como pilares da criação, que o Hubble fez em 1995 e causou um grande impacto científico.

O observatório espacial mais prolífico e bem reconhecido da NASA foi lançado em 24 de Abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery como parte da missão STS-31. As descobertas proporcionadas pelo Hubble revolucionaram todas as áreas da pesquisa astronômica atual desde a ciência planetária até a cosmologia. Abaixo vídeo mostrando o lançamento da STS-31 e a colocação do Telescópio Espacial Hubble em órbita, como diz o narrador da NASA Um Janela para o Universo.

[youtube width=”739″ height=”600″]http://www.youtube.com/watch?v=dzypq0_KFgg[/youtube]

Por anos, o Hubble sofreu com problemas em seus equipamentos, uma pequena distorção no espelho principal causava problemas com a imagem e o adiamento constante das missões de serviço fizeram com que cientistas espalhados no mundo inteiro se concentrassem para melhorar as imagens enviadas pelo Hubble. Foram necessárias quatro missões de serviço para finalmente dar o Hubble uma vida mais longa. Será que vale a pena? Isso é unanimidade, todos os cientistas no mundo ficam impressionados com as imagens e as descobertas que o Hubble proporcionou.

“O Hubble é sem dúvida alguma um dos experimentos científicos de maior sucesso e reconhecimento da história do homem na Terra”, disse Ed Weiler, administrador do Diretório de Missão da Ciência da NASA. “Em 2009 uma última missão de serviço deixou o telescópio operando na sua capacidade máxima, dando assim um novo ar para as atividades científicas  que com certeza irão impactar a sociedade”.

Os adoradores do Hubble em toda a parte do mundo estão sendo convidados a fazer uma jornada interativa com o telescópio espacial. Basta clicar nesse link: http://www.nasa.gov/externalflash/Hubble20/ e ter acesso a vídeos, imagens e a história do telescópio. É possível também visitar o site do Hubble em: http://www.hubblesite.org/ . Além das ferramentas tradicionais da internet, as novas ferramentas como Twitter também estarão disponíveis para comemoração. Você pode seguir pelo @HubbleTelescope ou postar tweets com o tag #hst20.

Outra forma de interagir com o telescópio espacial e fazer parte do Galaxy Zoo, que ajuda os cientistas a classificar as galáxias observadas pelo telescópio. Para acessar e acompanhar as novidades do Galaxy Zoo, acesse: http://www.hubble.galaxyzoo.org.

Para constar aqui nesse post que esperamos ser o primeiro de vários para comemorar os 20 anos do Hubble, o telescópio já observou mais de 30000 alvos celestes e já obteve mais de 500 mil imagens que estão arquivadas. A última missão de serviço no telescópio ocorreu em Maio de 2009 deixando o telescópio 100 vezes mais poderoso do que na época em que foi lançado.

Uma série de links podem ser acessados para se ter mais informação sobre o telescópio e sobre a comemoração dos 20 anos de sua órbita:

http://amazing-space.stsci.edu/hubble_20

http://hubblesite.org/news/2010/13

http://www.spacetelescope.org/news/html/heic1007/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .