fbpx

Mais Feições Interessantes Descobertas Por Amadores na Lua

Você se lembra do amável anel piroclástico no sul da Bacia Orientale, e sua abertura central com lábios azuis? Os soviéticos notaram o anel escuro muito tempo atrás e o chamaram de Mare Pacificus. Esse nome não aceitável foi inapropriado pois a escuridão era causada pela cinza e não pela lava. Mas agora Ray Hawke encontrou mais lábios quentes que têm o tamanho e a posição certa para serem observados desde a Terra. Esse novo depósito piroclástico localiza-se um pouco ao norte da cratera Grimaldi. Existem três aberturas separadas, a maior delas com 3 km de largura, 12 km de comprimento e 1 km de profundidade. Essas aberturas são visíveis em fotos bem antigas feitas da Terra e foram identificadas juntamente com os depósitos piroclásticos ao redor aproximadamente a 40 anos atrás. É interessante que essas aberturas se parecem muito com a da Pacificus, mas nesses exemplos, os depósitos piroclásticos estão muito mais próximos da abertura do que os 175 km de largura do anel na Pacificus, indicando que essa erupção foi mesmo algo muito violento. Até mesmo observadores experientes já admitiriam não conhecerem essas aberturas. Podendo levar a imaginar se não existem mais dessas feições pequenas o suficiente para não terem sido notadas. Se outras forem velhas o suficiente podem ter sido soterradas e degradas de forma marcante pelos meteoritos, perdendo assim a sua parte escura e sendo quase que impossível identifica-las atualmente. Uma nota final, as bordas das duas aberturas na Grimaldi são muito bem definidas, isso pode nos levar a pensar se elas são mais jovens do que a idade típica de 3.6 bilhões de anos do vulcanismo lunar.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/February+14%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.