Feições Geradas Pelo Material Derretido por Impacto São Registradas no Assoalho da Cratera Tycho na Lua

Depressões e feições de relevo positivas na Cratera Tycho foram causadas por uma complexa mistura de material granular e material derretido por impactos que se depositaram no assoalho.

O material derretido pelos impactos criam uma grande variedade de feições na Lua. Entre elas incluem lagos derretidos, ejeções, fluxos viscosos, depressões lineares e não lineares, e feições positivas de relevo. À medida que o material derretido pelo impacto se mistura com a rocha usada durante a formação da cratera, pedaços sólidos de rocha surgem acima da superfície do lago de material derretido formando pequenos picos (feições positivas de relevo). As depressões são possivelmente atribuídas a fraturas resfriadas no material derretido que surgem à medida que o material derretido se solidifica vagarosamente e se contrai, contudo essas depressões também podem ser parte de uma rede de drenagem de material derretido por impacto.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/multimedia/lroimages/lroc-20101209-impact.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo