FAST – O MAIOR RÁDIO TELESCÓPIO DO MUNDO ENTRA EM OPERAÇÃO | SPACE TODAY TV EP2087

ASSISTAM O VÍDEO DA NED:

————————————————————————————————————

VISITE A LOJA DO SPACETODAY:

————————————————————————————————————

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

ESCUTE O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS – EPISÓDIO DE HOJE – BETELGEUSE

————————————————————————————————————

O dia 11 de Janeiro de 2020 já pode ser inserido nos livros sobre astronomia, como um dia histórico.

Na China, em 11 de Janeiro de 2020, foi colocado oficialmente em operação, o maior rádio telescópio do mundo.

O FAST, sigla para Five hundred Apperture Spherical Radio Telescope, ou em tradução livre, Rádio Telescópio de Abertura Esférica de 500 metros de diâmetro.

Isso mesmo que você ouviu, o FAST tem, nada mais, nada menos, que 500 metros de diâmetro de abertura.

É um instrumento astronômico que foi construído aproveitando os acidentes geográficos da região de Guizhou na China.

Ele foi terminado em 25 de Setembro de 2016, mas desde então vem passando por uma bateria imensa de testes e mais testes, aperfeiçoamento dos detectores e várias atualizações, para então agora ser oficialmente colocado em operação.

Mesmo não estando oficialmente em operação, durante o seu período de testes, o FAST descobriu 102 novos pulsares, um número bem maior do que foi descoberto por outros instrumentos pelo mundo afora somados.

Nas atualizações que recebeu, o FAST também melhorou a sua precisão dos pulsares em 50 vezes com relação ao nível inicial.

Isso faz com que possamos agora tentar detectar um tipo de onda gravitacional conhecida como Onda Gravitacional Nahertz, de baixa frequência pela primeira vez.

O FAST poderá ser usado para ajudar no entendimento das FRBs, detecção das mesmas, estudo do centro do Via Láctea, e poderá atuar junto com outros instrumentos no esquema de interferometria também.

O segundo maior rádio telescópio do mundo é o de Arecibo, e tem 305 metros de diâmetro.

Além de ser muito maior, o FAST é bem mais sensível e capaz de obter uma maior quantidade de dados do universo.

O FAST é também conhecido como o China Sky Eye, algo como O Olho Celeste da China, ou o Olho da China no Céu.

O FAST custou 170 milhões de dólares, ele possui 10 cientistas trabalhando lá, de várias partes do mundo.

Para a construção, cerca de 7000 residentes tiveram que deixar a região, e um parque temático de astronomia foi construído para poder incentivar os jovens nessa bela ciência.

Agora é esperar que muito em breve poderemos ter grandes novidades, descobertas e por que não, muito mais questões, com o FAST em operação.

#FAST #China #SpaceToday