Exposições de Camadas de Rochas na Região de Argyre em Marte

Essa observação mostra grandes afloramentos de camadas de rochas na região da Argyre em Marte. Poderiam ser esses afloramentos evidências da presença de um antigo oceano ou lago na região?

A região de Argyre, também conhecida como quadrado de Agyre pelo USGS, é também o lar da bacia de impacto Argyre, que contém alguns dos terrenos erodidos mais antigos, bem como outras crateras de impacto que já foram imageadas pela câmera HiRISE como a Cratera Green, a Cratera Galle e a Charitum.

A imagem mostrada abaixo foi tirada de uma imagem maior colorida com aproximadamente 1.2 km de comprimento, e mostra algumas das rochas e das camadas em grande detalhe. A imagem acima não é projetada em um mapa e por isso o norte está para baixo.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021947_1300

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.