fbpx
25 de fevereiro de 2024

Explosões de Estrelas na Galáxia do Escultor

A NGC 253 também é conhecida como a Galáxia do Escultor, e é a mais brilhante do Grupo de Galáxias do Escultor, localizada na constelação de mesmo nome e a uma distância de 13 milhões de anos-luz da Terra. A Galáxia do Escultor é conhecida como uma galáxia de explosão estelar devido a sua alta taxa de formação de estrelas, um efeito disso é um vento muito forte que emana da galáxia, na realidade uma corrente de material energético que tem origem no centro da galáxia e que vaga pelo espaço sideral.

A cor roxa vem desta frenética formação de estrelas, que teve sua origem a 30 milhões de anos atrás, enquanto que a luz amarela é criada pela poeira das estrelas estrelas jovens massivas. Essa imagem aqui reproduzida combina observações feitas  com três diferentes filtros (B, V e R) com o telescópio dinamarquês de 1.5 metros localizado no observatório do ESO de La Silla no Chile.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19796/picture-of-the-day-starbursting-sculptor-galaxy.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo