fbpx

Explosão Espetacular do Monte Santa Helena Faz 35 Anos

mtsthelens_oli_2015110_lrg

No dia 18 de Maio de 1980, o Monte Santa Helena passou por um colapso cataclísmico no seu flanco, uma avalanche e uma explosão que matou 57 pessoas e desabrigou muitas outras. O evento mudou de forma dramática o vulcão e o terreno ao redor em Washington.

Agora, 35 anos depois, satélites em órbita da Terra e cientistas no solo ainda monitoram a montanha e rastreiam sua recuperação. A imagem acima, mostra uma visão tridimensional da montanha, olhando na direção sudeste, como ela foi visível no dia 30 de Abril de 2015. A imagem foi montada a partir de dados adquiridos pelo instrumento Operational Land Imager no Landsat 8 e pelo Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) no satélite Terra.

sthelens_gis_1980_animated

O flanco norte da montanha foi o local onde aconteceu o colapso e a explosão lateral que devastou 390 quilômetros quadrados de paisagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/mount-st-helens-at-35

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo