fbpx

Explorando o Mundo Quântico

Pesquisadores no JPL e na Caltech desenvolveram um instrumento para explorar o cosmos e o mundo quântico.

Esse novo tipo de amplificador trabalha com os sinais elétricos e pode ser usado para tudo, desde o estudo de estrelas, galáxias e buracos negros até a exploração do mundo quântico e o desenvolvimento de computadores quânticos. Um amplificador, basicamente é um instrumento que aumenta a intensidade de um sinal que é fraco.

Uma das feições chave desse novo amplificador é que ele incorpora supercondutores, ou seja, materiais que permitem o fluxo de corrente elétrica com resistência zero quando colocados a uma determinada temperatura. Para esse amplificador, os pesquisadores estão usando nitreto de titânio e nitreto de nióbilio titânio, que têm as propriedades corretas para permitir a amplificação de um sinal fraco.

Embora o amplificador tenha uma grande variedade de aplicações, a razão pela qual os pesquisadores construíram esse instrumento foi para ajudar o estudo do universo. A equipe de pesquisadores construiu o instrumento para amplificar os sinais de micro ondas, mas devido ao novo desenho, ele pode ser usado para construir amplificadores que ajudem os astrônomos a observarem uma grande variedade de comprimentos de onda desde as ondas de rádio até os raios-X.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2311.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .