Expedição 35 Pousa Sã e Salva no Cazaquistão – A História Completa

Expedition 35 Crew Lands Safely in Kazakhstan - YouTube

observatory_150105O Comandante da Expedição 35 Kevin Chris Hadfield e os Engenheiros de Voos Tom Marshburn e Roman Romanenko pousaram com sua nave Soyuz TMA-07M no sul do Cazaquistão às 10:30 p.m. EDT dessa segunda-feira, dia 14 de Maio de 2013. A equipe de resgate russa estava no local para ajudar a tripulação sair do veículo Soyuz e se ajustar à gravidade depois de 146 dias no espaço.

O trio foi lançado ao espaço na sua nave Soyuz TMA-07M desde o Cosmódromo de Bailonur no Cazaquistão em Dezembro de 2012 e gastou 144 dias vivendo e trabalhando a bordo da Estação Espacial Internacional, a ISS.

Romanenko estava nos controles da nave enquanto ela se desacoplava da estação às 7:08 p.m. da segunda-feira, dia 14 de Maio de 2013 do módulo Rassvet.

A desacoplagem marcou o fim da Expedição 35 e o início da Expedição 36 sob o comando do cosmonauta russo Pavel Vinogradov, que está programado para permanecer na estação com os Engenheiros de Voo Chris Cassidy e Alexander Misurkin até Setembro de 2013. Hadfield passou de forma cerimonial o comendo da ISS para Vinogradov no último domingo, dia 13 de Maio de 2013. Vinogradov, Cassidy e Misurkin chegaram na ISS a bordo de sua nave Soyuz TMA-08M, em Março de 2013.

Expedition 35 Farewell and Undocking - YouTube

Vinogradov, Cassidy e Misurkin permanecerão a bordo do complexo orbital como uma tripulação de 3 pessoas até o dia 28 de Maio de 2013, quando deve ser lançada e se acoplar a ISS a Expedição 36 dos Engenheiros de Voo KAren Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.

Hadfield, MArshburn e Romanenko passaram sua manhã final a bordo da ISS empacotando os itens finais para o retorno à Terra a bordo de sua nave Soyuz. Marshburn removeu um aparelho de amostra japonês com o experimento  de crescimento de um cristal de proteína e entregou para seus companheiros russos para que eles guardassem dentro da nave Soyuz.

Completando com sucesso o experimento Binary Colloid Alloy Test-6, ou BCAT-6, Hadfield guardou o equipamento do experimento no módulo Zarya. O experimento BCAT-6 observou como os gases e líquidos podem se unir e se separar no espaço. Os resultados desse experimento podem levar a melhorias no armazenamento de produtos, comida e medicina.

Hadfield também assistiu Cassidy com uma avaliação periódica física enquanto os médicos da missão monitoravam a saúde da tripulação durante as missões de longa duração. Cassidy se exercitava numa bicicleta ergométrica da ISS, a chamada Cycle Ergometer com um Vibration Isolation and Stabilization, enquanto Hadfield coletava amostras de sangue e media a pressão do companheiro de missão.

Expedition 35 Bids Adieu to the ISS - YouTube

Cassidy também instalou uma nova câmera de alta definição no laboratório Destiny e atualizou o cartão de vídeo no computador associado.

O astronauta Shannon Walker, que serviu como engenheiro de voo das Expedições 24/25 em 2010, falou sobre os preparativos dos membros da tripulação antes de deixarem a estação durante uma entrevista ao vivo da ISS.

O Pump and Flow Control Subassembly (PFCS) instalado no último sábado dia 12 de Maio de 2013 por Cassidy e Mashburn durante o seu passeio espacial de 5 horas e 30 minutos continua ser checado pelos controladores de voo, mas até o momento nenhum sinal de vazamento de amônia foi detectado indicando um funcionamento até o momento normal.

Nesse post uma série de imagens mostrando o último dia de atividade na ISS da Expedição 35 e alguns vídeos mostrando entrevista, o pouso e a cerimônia de troca de comando.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/station/expeditions/expedition35/e35_051313_departs.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.