Expedição 32 A Bordo da Soyuz É Lançada Rumo a ISS

Às 23:40, hora de Brasília, desse sábado, 14 de Julho de 2012, o foguete Soyuz TMA-05M decolou do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão carregando o Comandante da Expedição 32 Yuri Malenchenko, o Engenheiro de Voo da NASA Sunita “Suni” Williams e o Engenheiro de Voo da JAXA Akihiko Hoshide rumo a Estação Espacial Internacional. Foi um belo lançamento ocorrido num dia de verão no Cosmódromo.

A hora exata do lançamento foi 23:40:03:91, hora de Brasília, o acoplamento com a ISS deve ocorrer na terça-feira, dia 17 de Julho de 2012 às 01:52 hora de Brasília.

Uma nota histórica e interessante, sobre esse lançamento. Ele ocorreu no mesmo dia em que o Projeto Teste Apollo-Soyuz foi lançado em 1975. Desenvolvido para testar a capacidade de aproximação e acoplamento de sistemas e a possibilidade de um resgate espacial internacional, os nove dias de missão Apollo-Soyuz colocaram frente a frente dois antigos e clássicos rivais, os Estados Unidos da América e a então União Soviética. Se esse projeto não tivesse sido bem sucedido, provavelmente não teríamos hoje a Estação Espacial Internacional em órbita da Terra.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=i-XmilzQq0Q&feature=player_detailpage
httpvh://www.youtube.com/watch?v=zqDZAYUT34E&feature=player_detailpage
httpvh://www.youtube.com/watch?v=rmQD-j9QADE&feature=player_detailpage
httpvh://www.youtube.com/watch?v=MxMk5q-W92Y&feature=player_detailpage

Fonte:

http://www.universetoday.com/96293/expedition-32-crew-lifts-off/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo