EXOPLANETA PROXIMA B É FINALMENTE CONFIRMADO | SPACE TODAY TV EP2226

ENTRE NO GRUPO VIP DO SPACE TODAY PARA A MEGA PROMOÇÃO DO CURSO DE ASTRONOMIA, DESSA VEZ TEM BRINDE DA SPACE TODAY STORE:

https://spacetoday.com.br/grupovip

VENHA SE AQUECER NESSE INVERNO NA SPACE TODAY STORE:

https://www.spacetodaystore.com/produtos/blusao-canguru-crew-dragon-demo-2-vermelho/

Em 2016, o ESO fez um anúncio que abalou o mundo da astronomia.

Depois de muitos projetos, depois de muitas tentativas, os observatórios do ESO dentro do projeto conhecido como Pale Red Dot conseguiram identificar a presença de um exoplaneta na órbita da estrela Proxima Centauri, a estrela mais próxima da Terra.

O nome dele, o nosso querido Proxima b.

Mas vem cá, se o planeta foi identificado em 2016, que papo é esse que o planeta foi confirmado?

Ah, é aí que mora a maravilha da ciência!!!

O Proximab orbita a estrela Próxima Centauri que é uma estrela muito ativa, essa sua atividade pode gerar problemas na interpretação dos dados, e por isso embora o planeta tenha sido identificado ainda existiam incertezas na sua identificação.

E é assim que funciona, você vai lá descobre evidências de um determinado objeto, ou fenômeno e aquilo será então validade, checado , rechecado, testado e tudo mais.

Isso faz parte da metodologia científica, e é nisso, que muitas peseudociências que conhecemos falha miseravelmente.

Então os astrônomos continuaram estudando a estrela Proxima Centauri, para poder confirmar a presença do Proxima b, e também quem sabe encontrar ali outro exoplaneta.

O Proxima b foi descoberto pelo instrumento HARPS, lembrando que ele usa o método da velocidade radial, já que o b não transita a estrela observando daqui da Terra.

Para confirmar a sua presença os astrônomos usaram o instrumento mais poderoso, o EXPRESSO, acoplado dessa vez ao VLT.

Qual a diferença?

O EXPRESSO tem uma resolução melhor e consegue separar o que é efeito da estrela e o que é a presença de um planeta causando a variação na órbita da estrela.
`
E o EXPRESSO então confirmou sim a presença do Proxima b, com 1.29 vezes a massa da Terra, mas orbitando a estrela muito próximo, muito provavelmente travado gravitacionalmente e sendo castigado pela forte radiação.

Não dá para saber a densidade do planeta ainda.

Mas nessa busca por confirmar o Proxima b, o EXPRESSO descobriu um sinal promissor para a existência de um terceiro planeta na órbita de Proxima Centauri, pois já existe a proposta para a existência do Proxima c, que precisa ainda ser confirmado.

Esse terceiro exoplaneta não estaria na zona habitável, mas ele pode ser um planeta que transite a estrela.

Ou seja, é possível com um esforço tecnológico tentar estudar esse terceiro exoplaneta por meio da técnica do trânsito.

Vamos aguardar, mas a princípio pode colocar aí, o Proxima b foi confirmado!!!

E é assim que funciona a ciência!!!

Fontes:

https://www.iflscience.com/space/scientists-confirm-there-really-is-an-earthlike-planet-orbiting-the-nearest-star-to-the-sun/

https://arxiv.org/pdf/2005.12114.pdf

#PROXIMAB #EXOPLANET #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo