“Eu Acho Que Nós Devemos Enviar o Homem A Lua” – JFK 25 de Maio de 1961

Há 50 anos atrás no dia de hoje, 25 de Maio, o então presidente dos EUA John Kennedy falou numa sessão conjunta do congresso sobre a guerra fria, a economia e outras questões urgentes, mas uma que ficou historicamente lembrada é a proposta para fazer o homem pousar na Lua até o final da  década de 1960. Kennedy pediu ao congresso fundos para melhorar os foguetes e construir as sondas lunares, e também foguetes nucleares. O financiamento levou a uma nova tecnologia espacial mas também deu início a uma série de investigações científicas com o objetivo de entender a Lua. Gerard Kuiper foi financiado para criar o primeiro atlas fotográfico da Lua e catalogar suas crateras. Gene Shoemaker e o grupo de arqueologia do USGS mapeou a Lua e estudou os processos de impacto e vulcânicos que formaram as crateras e fluxos de lava. Geoquímicos inventaram novos instrumentos que eram superiores aos então existentes e os testaram para analisar os meteoritos únicos que caíram. O programa Apollo provavelmente recebeu o maior financiamento concentrado para uma determinada disciplina desde o Projeto Manhattan. E foi a falha ocorrida na invasão da Baía dos Porcos, entre outras coisas que levou Kennedy a decidir enviar o homem para a Lua. Isso nos faz pensar que se todas as falhas políticas atuais pudessem ser compensadas por um tipo desse de desenvolvimento já teríamos avançado muito no nosso conhecimento da Lua e do universo como um todo.

O discurso completo de Kenedy pode ser ouvido no site abaixo. O trecho em que ele fala sobre a Lua está no tempo aproximado de 30:49 minutos.

http://www.jfklibrary.org/Asset-Viewer/Archives/JFKWHA-032.aspx

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+25%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.