Estudos da MESSENGER Sobre o Limbo de Mercúrio

Essa bela imagem de Mercúrio, feita pela sonda MESSENGER, inclui o limbo do planeta e a bacia Beethoven, que pode ser vista na direção do centro da imagem. Compare essa imagem com as duas abaixo. A primeira mostra uma distância diferente do terminador do planeta Mercúrio, e a segunda foi feita dez dias antes e nos dá uma ideia da taxa de rotação do planeta Mercúrio.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento do limbo de Mercúrio do instrumento MDIS. Uma vez por semana, o MDIS captura imagens do limbo de Mercúrio, com uma ênfase maior no imageamento do limbo do hemisfério sul. Essas imagens do limbo fornecem informações sobre a forma de Mercúrio e medidas complementares da topografia da topografia que é feita por outro instrumento, o Mercury Laser Altimeter (MLA) do hemisfério norte de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=488

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.