Estudando a Borda do Espaço

A NASA lançou com sucesso cinco foguetes suborbitais desde seu Wallops Flight Facility na Virginia como parte de seu estudo dedicado às correntes de jatos de nível superior. A imagem acima foi registrada no dia 27 de Março de 2012. O primeiro foguete foi lançado às 4:58 a.m. EDT e cada foguete subsequente foi lançado com 80 segundos de diferença. Cada foguete lançou um traçador químico que criou nuvens brancas leitosas na borda do espaço. Rastreando a maneira como as nuvens se movem pode ajudar os cientistas a entenderem o movimento dos ventos a uma distância de aproximadamente 65 milhas da superfície da Terra, o que irá ajudar a criar melhores modelos das regiões eletromagnéticas do espaço que podem danificar os satélites construídos pelos homens e corromper os sistemas de comunicação. Os lançamentos e as nuvens geradas foram relatados como sendo observados ao sul em Washington, N.c.; a oeste em Charlestown, W.Va.; e ao norte em Buffalo, N.Y.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2207.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.