Estrelas Jovens de Aglomerado Estelar Esculpem o Gás ao Redor Com Poderosos Jatos

Essa imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra uma das regiões de formação de estrelas mais dinâmica e intrigantemente detalhada no espaço, localizada a aproximadamente 210000 anos-luz de distância  na Pequena Nuvem de Magalhães (SMC em inglês), uma galáxia satélite da Via Láctea. No centro dessa região está um brilhante aglomerado estelar conhecido como NGC 346. Uma estrutura dramática de filamentos arqueados irregulares com distintas cadeias ao redor do aglomerado se destaca na imagem.

Uma corrente de radiação de estrelas quentes no aglomerado NGC 346 no centro dessa imagem do Hubble, devora áreas mais densas ao redor, criando uma escultura fantasiosa de gás e poeira. A borda escura vista com sua silhueta destacada contra o fundo estrelado  é particularmente dramática. Ela contém alguns pequenos glóbulos de poeira que apontam de volta para o centro do aglomerado como uma biruta numa tempestade.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/heic0514a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.