fbpx

Estrela Envia Tempestade de Raios-X Para Exoplaneta CoRoT-2b


Um exoplaneta próximo da Terra, localizado a 880 ano-luz de distância está sendo bombardeado intensamente por raios-X emitidos da sua estrela mãe, uma característica que é típica de muitas estrelas.

Conhecido como CoRoT-2b, a massa do planeta é aproximadamente 1000 vezes maior que a massa da Terra, e orbita de maneira próxima a estrela CoRoT-2a, a uma distância igual a aproximadamente 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A radiação de raios-X é 100000 vezes mais poderosa que a energia que o Sol envia em direção à Terra, e que vaporiza por volta de 5 milhões de toneladas de matéria do CoRoT-2b por segundo.

“Esse planeta está sendo absolutamente fritado pela sua estrela”, disse Sebastian Schroeter, da Universidade de Hamburgo na Alemanha. “O que pode ser ainda mais estranho é que esse planeta pode estar afetando o comportamento da estrela que está o devastando”.

Aparentemente o planeta pode estar ativando os campos magnéticos da estrela e aumentando a sua taxa de rotação graças a sua proximidade com a estrela. Isso explicaria por que uma estrela com idade entre 100 e 300 milhões de anos está exibindo o comportamento de uma estrela bem jovem.

“Se não fosse pelo planeta, essa estrela teria deixado a volatilidade de sua juventude milhões de anos atrás”, disse o co-autor Stefan Czesla, também da Universidade de Hamburgo na nota a imprensa.

“Nós não temos certeza absoluta de todos os efeitos que esse tipo de tempestade pesada de raios-X teria no planeta, mas poderia ser ela a responsável pela dilatação que nós observamos no CoRoT-2b”, disse Schroeter.

“Nós estamos apenas começando a aprender sobre o que acontece a exoplanetas em seus ambientes extremos”.

Fonte:

http://www.theepochtimes.com/n2/science/star-sends-x-ray-storm-to-companion-planet-61559.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .