Estrela de Nêutrons É Descoberta No Coração de Uma Remanescente de Supernova

Os astrônomos identificaram uma estrela de nêutrons isolada dentro de uma remanescente de supernova, é a primeira vez que esse tipo de objeto foi identificado fora da Via Láctea.

Em um artigo publicado na revista Nature Astronomy, e que se encontra no final desse post, uma equipe de astrônomos liderada por Frédéric Vogt, do ESO no Chile reportou sobre a estrutura da jovem remanescente de supernova conhecida como 1E 0102.2-7219.

As remanescentes de supernova observadas depois de poucos milhares de anos da explosão que as formou, expelem filamentos normalmente ricos em oxigênio e pobres em hidrogênio, que são expelidos do interior da estrela original. Esses filamentos que se movem a uma velocidade de alguns milhares de quilômetros por hora, são visíveis no comprimento de onda da luz visível.

No centro desse complexo, reside um objeto compacto e brilhante. Vogt e seus colegas decidiram encontrar a exata natureza disso visível no centro da 1E 0102.2-7219.

Usando imagens reprocessadas originalmente adquiridas pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA, os pesquisadores calcularam a luminosidade intrínseca do objeto, além de outras medidas.

“A distribuição de energia da fonte indica que esse objeto é uma estrela de nêutrons isolada”, concluíram os pesquisadores.

Fonte:

https://cosmosmagazine.com/space/neutron-star-found-at-supernova-s-heart

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.