Estreitos Canais Meandrantes em Talude de Cratera da Lua

Crateras lunares jovens sempre apresentam feições nítidas e espetaculares. A imagem acima destaca o talude oeste da cratera Fabbroni localizada na borda norte do Mare Tranquilitatis, perto do local de pouso da Apollo 17. Falhas no talude criaram muitos canais estreitos de material granular que fluiu pelo talude abaixo em direção ao centro da cratera.

A refletância do material muda dependendo de vários fatores, como a composição, o tamanho dos grãos, e a maturidade. O talude da cavidade da cratera é composto de múltiplas camadas e de seus detritos. A mistura desses materiais exibem várias refletâncias, que contrastam de forma nítida com as feições de fluxo.

Fonte:

http://www.lroc.asu.edu/news/index.php?/archives/561-Meandering.html#extended

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.