Estratigrafia Rítmica Identificada em Marte

Essa imagem representa uma exposição particularmente boa de estratigrafia rítmica observada dentro da cratera na região sul da Arabia Terra em Marte, que foi anteriormente imageada pela Mars Orbiter Camera.

As medidas dos acamamentos a partir de imagens estereográficas da topografia de Marte ajudarão  a testar a presença da ciclicidade, bem como ajudará na avaliação das correlações estratigráficas regionais. Uma das justificativas para a escolha desse alvo foi conseguida para se obter imagens topográficas estereográficas de pequena escala, e com isso a câmera HiRISE obteve a imagem abaixo. Essa imagem será útil para resolver os acamamentos nessa localização de Marte. Adicionalmente a isso, as imagens topográficas estereográficas ajudarão a derivar a verdadeira espessura estratigráfica e a orientação dos acamamentos.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021523_1825

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo