Estranha Imagem do Sol É Registrada Desde Stintino na Itália

A foto acima mostra uma forma estranha do Sol e foi feita desde a cidade de Stintino, na Itália, no canto noroeste da Ilha da Sardenha, um pouco depois do Sol nascer no dia 28 de Julho de 2012. A forma de um objeto celeste como o Sol pode parecer algo estranho como mostrado acima quando ele nasce ou se põem através de camadas de ar que têm diferentes gradientes de temperatura e/ou densidade. Na ocasião registrada acima, estratificações localizadas da atmosfera podem resultar numa imagem fragmentada do Sol bem como na sua horizontalização ou na sua distorção. Pelo fato do índice de refração variar com a altura acima da superfície, mesmo pequenas diferenças no vapor d’água atmosférico pode alterar a aparência do Sol. Além do mais, se fortes gradientes térmicos ou inversões térmicas estão presentes, a luz do Sol pode ser distorcida de modo que a nossa estrela mais próxima pareça totalmente incomum para nós.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/08/light-bulb-sun-from-stintino-italy.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.