Estalando Com Labaredas Solares

A mancha solar 1112 de crescimento rápido está estalando com labaredas solares. De qualquer modo, nenhuma dessas explosões gerou uma substancial CME ou ejeção coronal em massa em direção a Terra. Em adição a isso, um vasto filamento de magnetismo está cruzando o hemisfério sul do Sol. Esse filamento é tão grande que se expande a uma distância maior que a distância entre a Terra e a Lua. Um brilhante ponto quente um pouco ao norte da porção central do filamento é a radiação ultravioleta emitida pela mancha solar 1112. A proximidade não é coincidência; o filamento parece estar enraizado na mancha abaixo dele. Se a mancha explode, ela poderia causar a erupção da estrutura como um todo. Até agora contudo nenhuma das explosões desestabilizou o filamento.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1786.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.