fbpx

Essa É A TESS A Nova Caçadora de Exoplanetas

TESS, o Transiting Exoplanet Survey Satellite, é o próximo passo na pesquisa de planetas fora do nosso Sistema Solar, incluindo aqueles que poderiam suportar a vida. A missão encontrará exoplanetas que periodicamente bloqueiam parte da luz de suas estrelas, em eventos chamados de trânsito. O TESS irá pesquisar 200 mil estrelas mais brilhantes próximas do Sol buscando por trânsito de planetas. Nessa imagem, os técnicos preparam a sonda para a missão.

Atualmente programada para ser lançada no dia 16 de Abril de 2018, a missão TESS irá pesquisar todo o céu no decorrer de dois anos, quebrando o céu em 26 diferentes setores, de 24 por 96 graus de diâmetro. As poderosas câmeras da sonda irão ficar pesquisando cada setor por no mínimo 27 dias, olhando as estrelas mais brilhantes numa cadência de dois minutos. Da Terra, a Lua ocupa meio grau no céu que é 1/90000 do tamanho dos pedaços que serão pesquisados pela TESS. As estrelas que a missão TESS irá estudar são de 30 a 100 vezes mais brilhantes que as estrelas pesquisadas pela missão Kepler e pela missão K2. A missão TESS também irá cobrir uma área do céu 400 vezes maior do que aquela monitorada pelo Kepler.

Crédito da Imagem: NASA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/this-is-tess-our-newest-planet-hunter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.