fbpx

Espiando A Lua Mimas de Saturno

A lua de Saturno Mimas pode ser espiada na imagem acima feita pela sonda Cassini, aparecendo por trás da lua maior Dione.

Mimas com seus 396 quilômetros de diâmetro, está perto da parte inferior da imagem. Os anéis de Saturno também podem ser observados na parte superior direita da imagem.

Essa imagem foi obtida enquanto a sonda Cassini observava o lado de Dione voltado contra Saturno. O norte de Dione, com seus 1123 quilômetros de diâmetro, está para cima e rotacionado de 20 graus para a direita. Essa imagem foi feita com a sonda Cassini olhando na direção norte, e dos lados iluminados dos anéis, um pouco acima de seu plano.

A imagem foi adquirida através da luz visível da câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 12 de Dezembro de 2011. A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 606000 quilômetros de Mimas, e a aproximadamente 91000 quilômetros de distância de Dione, com o conjunto, Sol-Dione-Cassini em fase com um ângulo de 42 graus. A escala da imagem acima é de 541 metros por pixel em Dione.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14619

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .