Espetacular Panorama da Via Láctea É Registrado desde o Cume do Mauna Kea no Havaí

MKMilkyWaypan_pacholka_600WPAP

observatory_150105Aloha e bem vindos a essa impressionante paisagem celeste. A visão panorâmica acima, que mais parece um sonho foi obtida desde o cume vulcânico de Mauna Kea, no Havaí a 4200 metros acima do nível do mar, acima de uma grande camada de nuvens e em direção ao estrelado céu noturno, mostrando de forma sensacional a Via Láctea se arqueando sobre a paisagem terrestre. Na parte mais a esquerda da cena está o domo do Canada-France Havaii Telescope, ou como é mais conhecido, CFHT, com a estrela norte Polaris brilhando além do domo para a direita. Mais a direita, encabeçado pela brilhante estrela Deneb, o asterismo conhecido como Cruz do Norte está mergulhado ao longo do plano da Via Láctea à medida que ele se ergue com relação ao horizonte. Tanto a Cruz do Norte como a brilhante estrela branca Vegas brilham sobre um grupo de pequenas aberturas vulcânicas que se destacam em primeiro plano. Perto do centro da imagem estão nebulosas avermelhadas, estrelas e nuvens de poeira que pertencem à banda central da Via Láctea. Abaixo, a iluminação proveniente das luzes da cidade de Hilo, cria um estranho brilho esverdeado nas nuvens. A estrela super gigante vermelha Antares, brilha acima do bulbo central da Via Láctea enquanto que a brilhante Alpha Centauri localiza-se mais à direita ainda juntamente com o plano galáctico empoeirado. Finalmente na parte mais a direita da imagem está o grande Observatório Gemini Norte. O compacto grupo de estrelas conhecido como Cruzeiro do Sul está um pouco a esquerda do domo do telescópio. Normalmente quando nos deparamos com um céu assim tão estrelado ficamos perdidos, além do que, como grande parte dos asterismos constelações e estrelas dessa imagem são referentes ao céu do hemisfério norte, você pode ficar mais perdido ainda. Para te ajudar na identificação das estrelas e constelações comentadas acima, veja a imagem anotada abaixo. O Mauna Kea, é um dos maiores centros de observação do mundo, com grandes e poderosos telescópios que estão na ponta da tecnologia e das mais recentes descobertas astronômicas. Para saber mais sobre esse belo complexo astronômico, assista ao vídeo abaixo que mostra uma visita ao Mauna Kea. Para ver a imagem acima em resolução completa, clique na mesma.

MKMilkyWaypan_pacholka_400WPAPlabel

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130310.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.