Espetacular Imagem da Via Láctea Sobre Tenerife

Você já teve a chance de ver a faixa da Via Láctea? Você já pode até ter visto, mas com certeza não foi igual ao apresentado aqui. Numa noite de céu claro em um local escuro na noite profunda pode-se ver a luz da faixa da Via Láctea cruzando o céu. Essa luz não é muito brilhante, mas mesmo assim é uma imagem fantástica. Essa faixa é o disco da nossa galáxia espiral. Quando você está em um lugar escuro, a faixa parece circular a Terra. A imagem acima, espetacular do arco da via Láctea, contudo, vai além da capacidade de observação a olho nu. A imagem acima é na verdade uma fusão digital profunda de nove fotos que criam um panorama completo de 360?. Essa foto foi feita recentemente no Teide National Park em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, a imagem além do céu maravilhoso inclui também o vulcão Teide, visível próximo do centro da imagem, atrás da paisagem vulcânica que inclui muitas rochas grandes. Além dessas estruturas terrestres muitas maravilhas do céu podem ser vistas, maravilhas essas que podem ser vistas a olho nu, como a faixa da Via Láctea, o brilho da Lua crescente dentro do arco, e o aglomerado aberto de estrelas das Plêiades. A exposição profunda também trás a tona muitas outras maravilhas do céu noturno que normalmente vão além da percepção humana, muitas dessas estão anotadas na imagem abaixo, incluindo o Arco de Barnard, visível acima como um meio anel abaixo da faixa da Via Láctea.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110405.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.