Espetacular Halo Solar de 22 Graus É Registrado no Interior de Portugal

halo_solar_portugal

A imagem acima mostra um belo halo solar de 22 graus observado sobre um campo perto da cidade de Famões, em Portugal, ao norte de Lisboa. Halos como esse se formam quando a luz do Sol é refratada por cristais de gelo hexagonais que formam as nuvens do tipo cirros. A luz do Sol entra por uma das laterais do cristal e sai pela face oposta formando um ângulo de 22 graus. Se os cristais são menores que 0.025 mm de diâmetro, eles tendem a ser aleatoriamente orientados e então produzem um anel de luz ao redor do disco solar. Se você ver um halo desses no céu, nunca olhe para o Sol diretamente. A foto acima foi feita no dia 23 de Abril de 2015.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2015/07/solar-halo-over-famoes-portugal.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.