fbpx

Especial Grand Finale Cassini III: A Chuva dos Anéis – Space Today TV Ep.1573

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Continuando a nossa série de vídeos sobre as descobertas da missão Cassini, no Grand Finale, hoje vamos falar de algo muito interessante.

A sonda, em 2017 ao mergulhar entre a atmosfera do planeta e o seus anéis conseguiu registrar poeira proveniente dos anéis de Saturno, que os pesquisadores estão chamando de chuva dos anéis.

Foi a primeira vez que partículas dos anéis de Saturno foram coletadas diretamente por uma sonda, e isso não foi uma tarefa fácil.

Para quem não sabe esse final da missão estava sendo planejado desde 2010, e os pesquisadores envolvidos estavam muito ansiosos para saber se esse tipo de experimento iria ou não funcionar.

Existia toda uma problemática envolvida, pois, essas partículas de poeira poderiam danificar a nave, mas mesmo na época, lá em 2017, os pesquisadores haviam dito que o risco valeria a pena.

Durante a fase conhecida como Grand finale, a sonda cassini fez 22 passagens próximas de Saturno, em oito delas, o instrumen to da Cassini conseguiu mais de 2700 impactos de poeira.

Com base nos cálculos realizados essa quantidade seria suficiente para que os anéis de Saturno enviassem cerca de uma tonelada métrica de materia para a atmosfera de saturno a cada segundo.

Esse mateiral não cairia diretamente em Saturno, mas ele entraria na órbita de Saturno seguindo as linhas de campo magnético e então depois cairia na atmosfera.

Os pesquisadores foram capazes de estudar a composição dessas partículas, e mostraram que a maior partew delas é formada por gelo de água, que ‘eo principal componente dos anéis de Saturno.

Mas a sonda registrou também silicatos, um tipo de molécula que constitui muitas rochas espaciais.

Esse experimento feito pela sonda Cassini é de suam importância para tentar se responder uma das questões principais sobre o planeta Saturno e seus anéis, qual a idade dos anéis?

Se os cientistas puderem identificar os tipos exatos de silicatos que fazem parte dos anéis de Saturno, eles podem ser capazes de dizer se essas feições tem bilhões de anos de idade ou se se são muito mais jovens.

Os pesquisadores ainda estão trabalhando nos resultados para chegar a essa conclusão.

Eles afirmam que esses dados podem guardar muitas outras surpresas.

Vamos aguardar!!!

#MeetESO

fonte:

https://phys.org/news/2018-10-days-cassini.html

Artigo:

https://www.slideshare.net/sacani/in-situ-collection-of-dust-grainsfalling-from-saturns-rings-intoits-atmosphere

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo