Espaço Psicodélico – Versão 2


Essa imagem acima é na verdade uma composição de uma série de imagens feitas a partir de uma câmera montada na Estação Espacial Internacional que orbita a Terra a uma altura aproximada de 240 milhas.

Na imagem acima é possível ver os equipamentos da ISS que incluem o Mínimo-Research Module (MRM1, no centro), e o veículo russo Progress que aparece na imagem acima acoplado ao Pirs Docking Compartment (à direita). O Enegenheiro de Voo da Expedição 31, Don Pettit, disse o seguinte sobre a técnica que ele usou nas imagens: “Minhas imagens do rastro estelar foram feitas com exposições de 10 a 15 minutos. Contudo, com as modernas câmeras digitais, 30 segundos é aproximadamente a mais longa exposição possível de ser feita, pois acima desse tempo o ruído eletrônico do detectou danifica demais a imagem. Assim para conseguir imagens com exposições mais longas eu preciso usar a mesma técnica de fotografia usada pelos astrônomos amadores. Eu faço múltiplas imagens com exposição de 30 segundos e então somo todas essas imagens usando um programa computacional, produzindo assim o efeito de fotos com exposições maiores.

A composição acima foi criada com 47 imagens feitas pela câmera montada na ISS e monitorada pelo astronauta.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2252.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.