Esferas Azuis encontradas em Cratera Marciana

O imageador microscópico da sonda Opportunity da NASA capturou essa imagem detalhada camada em “Chocolate Hills” na qual uma camada de esferas do tamanho de sementes de pimenta apelidadas de “blueberries” estão densamente aglomeradas (Imagem 1).

As estranhas coberturas de rochas junto de uma cratera marciana jovem (Imagem 2) ainda é um quebra-cabeça depois de uma primeira análise dos dados da Opportunity. A sonda gastou seis semanas investigando a cratera chamada de “Concepción”, antes de continuar sua longa jornada. A cratera tem aproximadamente 10 metros de diâmetro. Raios negros se estendem a partir dela, como p6ode ser observado da órbita, a marca na imagem mostra um alvo de interesse, pois os raios indicam que a cratera é jovem.

Fonte:

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.